sábado, 22 de março de 2014

CORAÇÃO - UM ÓRGÃO MARAVILHOSO



O corpo denso do ser humano é um órgão maravilhosamente construído, composto de numerosas
células. Destas células, foram formados admiráveis órgãos para as necessidades evolutivas 

do       Espírito residente. Alg...uns órgãos estão em várias etapas de conclusão; outros estão numa etapa de desenvolvimento, como, por exemplo, o coração.

                                 

                          
O coração tem um mecanismo magnífico, manifestando grande sabedoria em sua construção. É o órgão central do sistema circulatório, atuando como uma força e uma bomba de sucção com relação aos vasos sanguíneos. Excetuando os pulmões, é o único órgão do corpo pelo qual passa o sangue em cada ciclo. A atividade do coração é necessária para a vida no plano material.

Sendo maravilhoso sob o ponto de vista físico, o coração é muito mais quando o consideramos à luz das verdades reveladas pela filosofia oculta. Uma das coisas mais importantes que a ciência oculta revelou é que uma mudança está se processando no coração humano que, se compreendida, dará uma idéia da importância que o coração de cada Ego desempenha em sua evolução.

Temos duas classes de músculos. Um - os músculos voluntários - estão sob o domínio da
vontade e têm estrias longitudinais e transversais. A outra classe - os músculos involuntários -
não estão baixo o domínio da vontade e são estriados só longitudinalmente.

O coração é a única exceção a isto. É um músculo involuntário, que normalmente não está baixo o domínio da vontade, mas está começando a mostrar estrias transversais como um músculo voluntário. A ciência física não foi capaz de determinar a razão disto.

O ocultista pode encontrar a resposta na Memória da Natureza. Desta fonte, ele aprende que,
quando o Ego procurou pela primeira vez utilizar a força no coração, este órgão estava estriado só longitudinalmente, o mesmo que qualquer outro músculo involuntário. Conforme o Ego foi adquirindo cada vez mais domínio sobre o coração, as fibras transversais foram-se
desenvolvendo. 

Não são tão numerosas nem tão bem definidas quanto as dos músculos que estão sob o domínio do corpo de desejos, mas, à medida que os princípios altruístas de amor e de fraternidade vão-se tornando mais fortes, e quando gradualmente sobrepassem a razão que está baseada no desejo, estas fibras transversais irão ficando mais numerosas e mais marcadas. O coração está sempre em estreito contato com o Espírito de Vida, ou seja, o Espírito do amor e da unidade. Portanto, o coração é o lar do amor altruísta.

Em nossa civilização, o abismo que se estende entre o coração, o órgão do sentimento, e a mente, o órgão da razão, é bastante grande. A mente pede explicações materiais demonstráveis sobre o homem e as criaturas que o rodeiam e compõem o mundo dos fenômenos. O coração sente instintivamente que existe algo maior e anseia pelo que sente ser uma verdade maior do que possa ser compreendida somente pela mente.